Entenda a diferença entre pessoas Tímidas e Introvertidas

Há certa confusão quando se compara pessoas tímidas e pessoas introvertidas. Absolutamente não é a mesma coisa, e nesse post você vai entender o motivo.

As pessoas tímidas não nasceram dessa forma, mas passaram a ser tímidas com o tempo, com as experiências de vida que tiveram e com as inseguranças que se desenvolveram e não foram tratadas. A timidez está muito relacionada com a baixa autoestima, e prejudica a pessoa de um modo geral, principalmente se a impedir de realizar alguma coisa.

Já a introversão é uma característica que a pessoa tem, como um traço de personalidade. Não costuma prejudicar sua vida. Geralmente, os introvertidos gostam do seu jeito e preferem ambientes calmos, sem muita gente, etc. Os introvestidos conseguem fazer tudo o que quiserem, mas às vezes simplesmente preferem não fazer.

E, infelizmente, é possível ser tímido e introvertido ao mesmo tempo. Por que “infelizmente”? Porque a característica de introversão acaba mascarando a timidez, então fica um pouco mais difícil para identificar se a pessoa é tímida ou não, o quanto a timidez está afetando sua vida e a prejudicando.

Neste caso, é preciso separar muito bem o que é introversão e o que é timidez. E isso não é uma tarefa fácil. O que pode ajudar é se perguntar algumas coisas, como:

  • Estou deixando de fazer isso porque me deixa desconfortável ou porque simplesmente não quero?
  • Como eu me sentiria se eu fizesse isso/aquilo?
  • Eu conseguiria realizar tal coisa sem me sentir constrangido?

E por que você deve descobrir se é uma pessoa introvertida e tímida? Porque, a longo prazo, é possível que você se exclua cada vez mais do convívio social e evite de realizar algumas coisas. Você consegue viver plenamente sendo introvertido, mas não tímido.

Se você quer saber mais sobre como vencer a timidez, continue acompanhando os posts aqui (mais completos) e no Instagram. Também tenho uma playlist completa com vídeos no YouTube que pode te ajudar a enfrentar a timidez.

Publicado por Paloma Brito

Sou taurina, formada em jornalismo, e tenho um super poder, que é dedicação. Eu me esforço para um dia viver apenas da minha capacidade de imaginar, criar e contar histórias. Acredito que a leitura pode mudar as pessoas, e as pessoas são capazes de mudar o mundo. Por isso o meu propósito é escrever histórias transformadoras! ♡

Deixe um comentário