




Deixa eu te adiantar logo uma informação: não, você não é tímido. Simplesmente, está tímido.
Isso porque a timidez não nasceu com você, não faz parte de você e não é natural. O que acontece é que a sua timidez já está tão enraizada que dá a impressão de que não tem mais jeito, que já é algo que você nunca vai conseguir se livrar. Mas essa é uma impressão falsa.
Para a nossa mente, é muito mais confortável aceitar que algo não tem jeito do que buscar ativamente soluções para o problema. Se não fosse assim, ninguém teria nada a reclamar sobre procrastinação. No entanto, é uma coisa que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Não existe uma só pessoa na face da terra que não procrastine. Porque é fácil, confortável e nos mantém na zona de conforto.
A sua mente, quando aceita que sua timidez é “de base”, ou seja, algo que faz parte de você, te mergulha no conformismo. Se não tem jeito, por que você faria alguma coisa para mudar, afinal?
Entretanto, isso é falso. Ninguém é tímido, mas está tímido. E é possível vencer a timidez, porque foi o que aconteceu comigo.
Durante anos, da minha adolescência até os vinte e poucos anos eu sofri com a timidez. Não conseguia me relacionar direito com as pessoas, me expressar como gostaria, nem mesmo sentir orgulho de ser escritora eu conseguia. Perdi oportunidades de trabalho, de diversão, de várias coisas, apenas porque tinha inseguranças que se refletiam em timidez.
Mas eu decidi enfrentar isso. Enfrentei e venci. Mas confesso que deu trabalho. Não é para qualquer pessoa. Pessoas que não estão dispostas a se esforçar não conseguem.
Depois que venci minha timidez, pude analisar tudo o que eu fiz. Durante muito tempo, analisei, refleti e anotei o que eu fiz, todas as medidas que tomei e os passos que eu dei. Finalmente, consegui elaborar um método para ajudar as pessoas a vencerem a timidez.
Coloquei meu método em um curso, que chamei carinhosamente de Treinamento Fim da Timidez. O nome diz por si só: é um treinamento, ou seja, há a busca ativa por algo.
Pensa comigo: se você está acima do peso e quer entrar em forma, adianta ler sobre dietas e decorar os melhores exercícios aeróbicos? Não. O que adianta é ter esses conhecimentos e colocar em prática.
Por isso o meu curso tem parte teórica e prática. Porque eu quero te ajudar, e o meu método é a maneira mais simples e eficaz para perder a timidez, sem precisar te mandar fazer teatro ou te dando outras soluções que apenas aliviam o problema, mas não resolvem.
Se você quer saber mais sobre como vencer a timidez, continue acompanhando os posts aqui (mais completos) e no Instagram. Também tenho uma playlist completa com vídeos no YouTube que pode te ajudar a enfrentar a timidez.

